loader image

Aparas de plástico – Compramos suas aparas

O reaproveitamento e a reciclagem de aparas de plástico são a base da Logística Reversa de Embalagens, por isso os compradores de aparas de plástico são tão importantes. Por meio da reciclagem, economizamos milhares de toneladas de recursos naturais e reduzimos a poluição de ar, água e solo. Entre os materiais recicláveis, as aparas de plástico são dos mais importantes, possuindo um ciclo de reaproveitamento quase que infinito.

As aparas de plástico são sobras do processo de produção de produtos acabados ou simplesmente o descarte de produtos de uso único, como Filme Stretch. Na Reeciclar atuamos tanto na compra de aparas provenientes de embalagens de uso único como nas aparas industriais.

Existem muitos fatores que produzem esse material residual nas indústrias plásticas, como erros de ajuste da máquina, não conformidade com as especificações de qualidade, corte insuficiente e assim por diante. As aparas da indústria de plástico são geralmente de alta qualidade e recicláveis porque são limpas e puras. Portanto, elas devem ser separadas, armazenadas e, se possível, reutilizadas, pois podem gerar novos produtos e, assim, gerar receita.

Quem são os compradores de aparas de plástico?

Os maiores compradores de aparas de plástico são empresas de processamento e reciclagem de plástico, como a unidade fabril da Reeciclar. Coletamos os resíduos da indústria, separamos por cor afim de obter materiais adequados para a reciclagem. Em seguida, o plástico é pesado, separado, triturado, reciclado e devolvido ao ciclo em forma de matéria prima.

Como usar aparas de plástico pós-industriais?

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), os principais setores consumidores e geradores de aparas plásticas pós-industriais são construção civil (23,4%), alimentos (7,1%), automóveis e autopeças (11%), e Itens do Comércio atacadista e varejista (10%).

Outras partes importantes da demanda por aparas plásticas industriais são máquinas e equipamentos (6,1%), produtos de metal (5,9%), bebidas (5,5%), móveis (4,4%), papel e gráfica de celulose (3,2%), perfumes, higiene e Limpeza (3,1%), eletrônicos (2,5%), agricultura (2,5%), indústria química (2,3%), têxtil e vestuário (0,9%), farmacêutico (0,8%), outros (1,3%).

Conforme mencionado acima, após o processo de reciclagem de aparas de plástico, o material é utilizado como matéria-prima para a fabricação de novos produtos em quase todos os setores econômicos e industriais. Os tipos mais comuns de resinas plásticas são PEBD, PEAD, PP e PET. Dentre os produtos produzidos, destacam-se bolsas, tubos, embalagens, garrafas, fibras para roupas, vasos, cabides, lixeiras, esquadrias, ladrilhos, filme stretch, solas de sapatos, etc.

Resíduos de plástico e aparas

Segundo dados da Plastivida (Sociedade do Plástico e Instituto de Pesquisas Ambientais), mesmo com todas as vantagens, apenas 17,2% das 2.177.799 toneladas de plástico acumuladas no Brasil a cada ano são recicladas. Isso mostra que a indústria ainda não considera os resíduos plásticos e as aparas de plástico como questões que precisam ser levadas a sério, portanto, perdem dinheiro ao mesmo tempo que deixam a sustentabilidade de lado.

Reeciclar: Compramos suas aparas de plástico

A Reeciclar compra aparas de plástico de PP e PE. A empresa transforma resíduos plásticos em matéria-prima para produção de novos produtos. Entre em contato e saiba como vender suas aparas de plástico por um preço justo e com bom atendimento