Projeto de reciclagem

Alguns tipos de resíduos plásticos com PP e PEBD possuem ciclo de reciclagem quase que infinitos, podendo ser recuperados e transformados em novos produtos diversas vezes este processo de devolução ao ciclo em forma de novos produtos traz diversos benefícios econômicos para as empresas e para a sociedade. Mas para isso é preciso que as empresas que geram esses resíduos tenham um projeto de reciclagem estruturado que aborde todos os processos do ciclo de consumo e devolução dos materiais como novos produtos.

A reciclagem do plástico já é uma realidade há muito tempo, todos sabem da sua importância, mas conhecer as informações técnicas e desenvolver um projeto de reciclagem sobre essa prática tão importante pode dar às pessoas uma nova compreensão do valor da separação desse material para a coleta seletiva.

Os materiais plásticos são provenientes de resinas derivadas do petróleo e pertencem ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes com propriedades especiais e diversas). A palavra plástico originou-se da palavra grega, o que significa que pode ser moldado. Em um projeto de reciclagem estes materiais devem ser categorizados e classificados para destinação e separação correta. Eles são divididos em dois grupos de acordo com suas características de fusão ou fusão: termoplásticos e plásticos termofixos. Termoplásticos são aqueles plásticos que amolecem quando aquecidos, podem ser moldados e solidificam e assumem uma nova forma quando resfriados. Este processo pode ser repetido várias vezes. Eles correspondem a 80% do plástico consumido que entra na cadeia de reciclagem.Por exemplo: polipropileno (ver símbolo PP nº 05 na embalagem) polietileno (um deles, PET nº 01 ou HDPE nº 02).

Plásticos termoendurecíveis ou plásticos termoendurecíveis são aquelas substâncias que não derretem quando aquecidas, o que torna difícil a reciclagem por meio de processos tradicionais. Por exemplo: poliuretano rígido.

Projeto de reciclagem: Como funciona?

Geralmente o projeto de reciclagem define que depois de passar por um sistema seletivo (coleta seletiva em ambiente doméstico, industrial ou comercial), as embalagens de plástico podem continuar a sofrer duas formas de transformação: reutilização artística, realização de trabalhos decorativos, interessantes, etc. ou triagem na cooperativa Ou sucateiros – separe-os por tipo (PET, HDPE, PP, etc.) e cor, e use prensa hidráulica ou manual para embalagem.

O processo de reciclagem dos diversos tipos de plásticos é feito por meio da trituração e limpeza da embalagem, para que o polímero seja novamente transformado em partículas, as chamadas partículas ou grânulos, que serão utilizadas como matéria-prima para a indústria de autopeças, eletrodomésticos , brinquedos, móveis urbanos (como madeira plástica), fios para roupas (poliéster), etc.

Por exemplo: Existem muitos tipos de produtos para reciclagem de PET. Pode ir desde a fabricação de fibras de poliéster, utilizadas na confecção de roupas, até a produção de novas embalagens para a indústria alimentícia.

Entenda o processo: Implementação de um projeto de reciclagem

Equipamentos

É a fase de decisão sobre quais materiais e equipamentos devem ser adquiridos ou modificados, como lixeiras, trituradoras, balanças, adesivos, sacolas plásticas e outros materiais de planejamento, sendo também o momento de instalação do equipamento.

Treinamentos

Realizar treinamentos e palestras para conscientizar a equipe responsável pelo acervo.

Comunicação

Elaborar cartazes e folhetos explicativos sobre as operações de coleta, horário e frequência de coleta, armazenamento e destinação.

Realize uma atividade especial e diferenciada, como café da manhã e palestras sobre itens de coleta seletiva. As principais informações sobre a função devem ser fornecidas na aula expositiva.

Reeciclar: Projetos de reciclagem de plástico industrial

A Reeciclar desenvolve projetos de reciclagem personalizados para empresas realmente preocupadas com o assunto. Além dos benefícios econômicos que a transformação dos resíduos plásticos em nova matéria-prima pode trazer, a empresa também está contribuindo com o meio ambiente e se encaixando nas normas estabelecidas.