loader image

Resina plástica

Resina plástica é qualquer material sintético e orgânico produzido pela combinação de moléculas em uma cadeia polimérica, geralmente derivada do petróleo. A maior parte dos plásticos do mundo hoje é feita dessa resina plástica, na forma líquida ou fundida, por meio de uma reação química para torná-la sólida à temperatura ambiente. Portanto, podemos chamar esses materiais plásticos líquidos e sólidos de resinas, chamados de “partículas” (semelhantes a pequenas bolas).

Portanto, de acordo com o uso pretendido, essas “partículas” sofrem um processo químico, são “fundidas” e transformadas em produtos acabados com uma forma determinada e específica. Em outras palavras, as resinas plásticas podem ser usadas de diferentes maneiras para fazer vários produtos.

 

Resina plástica e sua principal aplicação

 

As resinas plásticas podem ser utilizadas em uma variedade de aplicações, que são muito úteis para a produção industrial, incluindo polietileno (PE), PVC, polipropileno (PP) e PET, por exemplo, este último é mais comumente usado na indústria de embalagens. A seguir, você aprenderá sobre as principais aplicações das resinas plásticas, começando pelos termoplásticos.

Termoplástico

A resina plástica é um material que pode ser facilmente moldado em altas temperaturas e pode até ser processado manualmente de uma só vez. Portanto, a resina plástica pode ser aquecida ou resfriada para alterar seu estado físico, mas não sua estrutura química. O resultado desse processo é denominado termoplástico.

Resina plástica de Polietileno-PE

Como um dos mais famosos tipos de plásticos, o polietileno é produzido em diferentes densidades e formas, incluindo linear, ramificado ou reticulado.

 Além disso, pode ser aplicado em diversos campos, como já mencionado, é amplamente utilizado na produção de embalagens. No entanto, esse material tem outros usos muito comuns, como na fabricação de eletrodomésticos como panelas e frigideiras, sacos e lonas de estanho.

Resina plástica de Polipropileno-PP

Outra grande aplicação da resina plástica é o polipropileno, por apresentar alta resistência química e facilidade de moldagem. Esses materiais não são tóxicos, têm alta resistência à fratura por flexão e baixa absorção de umidade. Portanto, além de seringas, também é amplamente utilizado na fabricação de brinquedos, embalagens industriais e até mesmo em automóveis e alguns produtos eletrônicos.