SOMOS A REECICLAR

Reeciclar é o lema!

Chegamos ao mercado em 2020 para transformar resíduos em produtos ou matéria-prima e mudar os números da reciclagem no país. Queremos contribuir para o aumento dos índices ao mais próximo de 100%. O máximo é nosso objetivo, nossa visão e nossa missão… Reciclar é o lema! Ou melhor, Reeciclar é o lema!

Elevar os índices de reciclagem

O Brasil é um dos países com melhores índices de reciclagem de latas de alumínio do mundo* reciclando bem próximo de 100%. Enquanto o plástico, o papel e outros resíduos ficam bem atrás disso. E por que ainda não conseguimos elevar os outros resíduos aos níveis de reciclagem das latinhas de alumínio? Essa é a pergunta que queremos responder e mudar o cenário nacional através da reeciclagem.

*Fonte: ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) – 2020.

Com a palavra, o CRO....

“A Reeciclar começou a ser idealizada em 2018, a partir do meu então projeto de conclusão de curso de pós-graduação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, sob o tema Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Escolas Públicas (um estudo de caso a partir de uma escola municipal da zona sul de São Paulo). Em 2020 começou a tomar forma através da ideia de reciclar os principais resíduos gerados no mercado pela Reembalar, empresa que atua no mercado de embalagens desde 2012, da qual também sou um dos sócios fundadores. Percebemos que somos responsáveis por gerar anualmente mais de 800 toneladas de resíduos através dos produtos fabricados (a Reembalar é convertedora de embalagens) e revendidos pela empresa, entre plástico e papel, principalmente. Produtos que em sua maioria são considerados “consumíveis” nas operações de embalagem, para uso em única vez. Produtos que são comercializados em São Paulo, mas utilizados por clientes em todo o Brasil, o que traz um dos principais desafios: São utilizados para embalar produtos que, na grande maioria das vezes, vão parar nos clientes dos nossos clientes. Ou seja, para suprir essa demanda teríamos que montar pontos estratégicos de reciclagem em diversas regiões do país e ainda contar com o bom planejamento e interesse dos clientes dos nossos clientes para destinar a mercadoria de volta à Reembalar.

Partimos então para o trabalho através de parcerias por região e buscamos constantemente agregar novos parceiros com propósito comum: Nosso intuito é mudar os números na prática, pra valer, e somente unindo forças conseguiremos alcançar este objetivo.

Queremos reciclar polímeros (PE, PP, Pet e outros), papel, alumínio, mas também buscar alternativas de reciclagem para os resíduos mais complexos. Resíduos que são rejeitados pela maioria dos recicladores pela dificuldade em processar, por questões logísticas ou por inúmeros motivos. Queremos levar adiante nosso lema compartilhando a ideia de que é preciso sempre pensar o ciclo de vida de todo e qualquer produto desde sua criação; é preciso aplicar a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) na prática e fazê-la funcionar; é preciso que a indústria leve a sério o conceito de Economia Circular, de Logística Reversa; é preciso espalharmos juntos a ideia de que não existe lixo. Existem resíduos, e estes precisam receber tratamento adequado.”

EDUARDO PASTORE

É Chief Recycling Officer (CRO) da Reeciclar, “ou pode chamar também de Chefe de Reciclagem Oficial, sócio fundador, diretor de reciclagem, Reeciclador… como preferir”.
Pai do Vivico, administrador de empresas com especialização em Gerenciamento de Resíduos. Empreende no mercado de embalagens desde 2011 através da @reembalar. Quer espalhar a reeciclagem pelo Brasil, quiçá pela América Latina e quiçá, Mundo.

eduardo@reeciclar.com.br

BRUNO MOTA

É Chief  Business Officer (CBO) da Reeciclar, “ou pode chamar também de Chefe de Negócios Oficial, sócio, Diretor de Negócios, Reeciclador…”
Pai da Lelê e da Sosô, administrador de empresas, empreende no mercado de consultoria tributária há mais de 10 anos e abraçou o desafio da busca incessante pelo Propósito da Reeciclar, afim de torná-la a maior referência do mercado da reciclagem no país.

bruno@reeciclar.com.br